sábado, 30 de outubro de 2021

Assuma o Controle das Suas Emoções

Assuma o Controle das Suas Emoções

Por que é tão importante assumir o controle das suas emoções ? Porque ao fazer isso você está assumindo o controle da sua vida.


Pessoas que conseguem manter um bom nível de controle emocional no dia a dia, tendem a ser menos explosivas, estressadas e conseguem ser mais felizes. Ao praticar o controle emocional você conseguirá entender melhor o que acontece com você mesmo e com as pessoas ao seu redor, o que lhe dará maior sabedoria para lidar com diversas situações do dia a dia. Outro benefício que pode ser derivado do controle emocional está aliado a possuir maior organização e produtividade. Muitas vezes pessoas estressadas tornam o ambiente todo estressado, o que gera ruídos na comunicação e dificuldade para o trabalho em equipe. Se a falta de controle emocional já é ruim no ambiente de trabalho imagina o que pode fazer no lar de uma pessoa sem controle. O descontrole pode levar a famílias desfeitas, brigas, divórcios e até mesmo à violência doméstica.

Como saber se você tem controle das suas emoções? Uma boa ajuda é por fazer um teste, existem vários testes prontos que um psicólogo pode aplicar e te ajudar a entender. Mas outra forma é por conversar com as pessoas que estão perto de você, elas te conhecem e podem dar sua opinião sobre seu comportamento. Pergunte para seus amigos íntimos, seu cônjuge, seus familiares o que acham das suas reações. Você demonstra euforia, medo ou raiva exagerados ? Qualquer desequilíbrio emocional pode ser ruim, não é apenas a raiva. Uma pessoa muito eufórica tende a ser muito mais liberal do que outros  e isso pode levá-la a assumir muitos riscos sem calcular. Já uma pessoa que possui medo exagerado pode ficar travada, não agir mesmo quando seria bom para ela por ter medo demais, daí ela não corre nenhum risco, mas é impossível ter uma vida sem risco nenhum, todas as atividades envolvem algum risco, até mesmo levantar da cama ou ficar deitado demais. Temos que saber lidar com o medo e diminuir os riscos, mas é impossível viver sem risco. Já há aquelas que possuem uma raiva incontrolável, com todas as consequências que isso pode trazer e não são nada boas. É só olhar nos jornais, quanta violência desnecessária que leva à destruição de muitas vidas e famílias. 

Entenda que não ter emoção alguma também não é bom, pois daí não seríamos seres humanos, somos carregados de emoção e é isso o que nos faz tão especiais. O problema não é ter emoções e sim não ter controle sobre elas, não conseguir administrar da forma correta nossas emoções. A perda do controle das emoções pode nos transformar em escravos delas. Não é melhor você ter controle sobre o que sente do que deixar o que sente te dominar e fazer agir de um modo que possa lhe trazer consequências ruins ?

Ter controle emocional significa assumir o controle da sua própria vida, significa ter autodomínio, ter controle de si mesmo. O autodomínio é descrito na Bíblia como um fruto do espírito de Deus (Gálatas 5:22,23), ou seja, uma qualidade boa, desejável. E se pesquisarmos muitos livros modernos de psicologia vamos ver o quanto o auto-controle emocional é importante inclusive para a saúde mental.

Por isso, se quiser ter controle da sua vida comece por assumir o controle das suas emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário