sábado, 30 de outubro de 2021

Monitoramento

Monitoramento é a observação e o registro regular das atividades de um projeto ou programa, é checar o progresso das atividades do projeto, ou seja, uma observação sistemática e com propósitos.



"Aquilo que não pode ser medido não pode ser gerenciado."

Monitorar coisas que são importantes para você tornará mais fácil atingir os resultados que deseja.

Monitorar não é o fim em si mesmo, é um meio para um fim, faz parte do processo para atingir um objetivo.

O monitoramento te ajuda a ter uma idéia do que está acontecendo com o seu objetivo, te dá uma noção de direção, para você saber se está no caminho correto ou se desviando dele.

O que você pode monitorar ? Praticamente tudo o que pode ser medido.

Mas avalie bem os custos do monitoramento. Tem empresas que querem ter tanto controle sobre tudo que acabam aumentando em demasiado seus custos. O mesmo acontece com o governo, é tanta burocracia para evitar roubos e fraudes que a máquina pública acaba emperrando. O custo de obter uma informação não pode ser maior do que o benefício econômico que virá dessa informação.

Qual o melhor sistema de monitoramento para suas metas ? Há infinitos sistemas e você pode criar um você mesmo. Mas o que posso destacar com relação a um bom sistema de monitoramento é que ele tem de ser simples, consistente e permitir um certo nível de exatidão, ou seja, as informações só tem valor se forem confiáveis.

Seu sistema deve te permitir também ver quais são suas fraquezas e dificuldades para você enxergar o que precisa fazer para melhorar.

-----
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay 






Nenhum comentário:

Postar um comentário