sábado, 30 de outubro de 2021

Como evitar problemas ao ajudar outros ?


"No entanto, que nenhum de vocês sofra como ... 

intrometido nos assuntos dos outros." 

1ª Pedro 4:15


Poucos conselhos podem te ajudar a evitar dor de cabeça gratuita como o acima. Aprenda a se preservar por não se envolver demais com problemas dos outros.

Não é o caso de você se tornar uma pessoa egoísta e não fazer mais nada para auxiliar o próximo, não é o caso de você só pensar em si mesmo e não ajudar mais ninguém. O mundo não precisa de mais uma pessoa egoísta, já tem egoístas de sobra por aí. Precisamos mesmo é de pessoas que se interessem pelos outros e que queiram ajudar. O grande problema não é ajudar ao próximo. O problema é se envolver DEMAIS com os problemas dos outros e deixar de cuidar dos seus próprios assuntos. Alguns chegam ao ponto de se intrometerem nos assuntos alheios, sem nem mesmo serem convidados.

O que pode te ajudar a ter equilíbrio nessa questão? Primeiro, aprenda a respeitar a privacidade dos outros. Segundo, não seja intrometido, não se envolva em questões se nem mesmo foi convidado. Terceiro, tenha em mente que embora possamos ajudar outros, há certas decisões que só cabem à própria pessoa então, respeite as decisões de outros, mesmo que não concorde com elas. Quarto, tenha em mente que cada um tem de levar sua própria carga de responsabilidade, então não tire a carga dos outros para colocar em seu próprio ombro. Não há nada de mal em ajudar outros e o mundo precisa de mais pessoas que sejam ajudadoras, mas isto não significa assumir a responsabilidade que é de outros ou do governo. Cada um deve assumir sua própria responsabilidade.

E você? Tem dado trabalho para outros ? Veja algumas considerações  sobre como ter mais equilíbrio lendo o artigo Faça o seu melhor!

----

Imagem de OpenClipart-Vectors por Pixabay 

Nenhum comentário:

Postar um comentário